Monday, April 4, 2011

I CORINTOS 6:12

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.


Por lícito pressupõe-se aquilo que é legal, legítimo ou justo; que é permitido pelas normas da justiça ou qualquer princípio superior. Como tal e porque existem regras e normas a respeitar para que seja possível viver em sociedade nem tudo é lícito. Agora, existindo uma quantidade enorme de coisas lícitas a realizar, nem todas convêm ao ser humano, até porque nem sempre o que está escrito na lei é moralmente correcto, dái que exista a ética para questionar estes temas.Nem tudo é bom. Daí que se exiga ao homem consciência efectiva dos seus atos e das consequências que deles podem advir. Ser livre e viver em sociedade pressupões, inegavelmente, um sentido de responsabilidade.Você têm o livre arbítrio para tuas escolhas durante sua existência.
Mas a conseqüência de tais escolhas, deve ser meditada sempre.
A tentação de uma escolha, simplesmente por tê-la como conveniente ou prazerosa, poderá desencadear uma série de consequencias futuras, não desejadas no momento da escolha.
Assim, o que "convem" ao ser, é sempre uma escolha que eleve o ser a um patamar maior, mesmo que a mesma seja por momentos, desagradável.

É a eterna briga entre o ego, e a edificação moral.


No comments:

Post a Comment